Topo :: PetsBR.com ::
 
 

Esta página foi atualizada, e encontra-se postada no novo site. Por favor, utilize o menu para entrar no site novo, ou clique aqui.

 

Menu

Animais

 

Cães  

- Cães - Dicas
- Raças

Gatos  

- Gatos

Roedores  

- Hamsters
- Ratos
- Porquinho da India
- Chinchilas
- Topolinos
- Gerbils

Répteis  

- Tartarugas 

Peixes  

- Bettas
- Kinguio

Outros  

- Ferrets
- Coelhos 

- - - - - - - - - - - - -

Matérias

 
- Artigos
- Conte sua História

- - - - - - - - - - - - -

Diversão

 
- Gifs para Orkut
- Wallpapers 
- Games 
- Videos 
- Testes

- - - - - - - - - - - - -

Interativo

 
- Concursos
- Participe 
- Fórum

- - - - - - - - - - - - -

Guia

 
- Pet-Shops
- Livros   em breve

- - - - - - - - - - - - -

Nosso Site

 
- Termos de Uso
- Nossos Banners
- Parceiros
- Equipe
- Dicas
- Fale Conosco

- - - - - - - - - - - - -

 

Ratos

Ratos como Pets?!

Visto por muitas pessoas como um bicho nojento e asqueroso, o rato vem ganhando o seu espaço como animal de estimação entre os gatos e cachorros e muitos fãs!

Jassie - Natalia Vieira

Camundongo

O mecol ou twister (o famoso rato de laboratório) nada mais é do que a ratazana da espécie Rattus norvegicus. De grande porte, pode chegar até 600 gramas e a 30 cm de comprimento (incluindo o rabo).

Acredita-se que a ratazana tenha origem asiática, indiana e persa e desde que o mundo é mundo, têm a imagem de um bicho transmissor de doenças, pragas e pestes em geral. Até 1755, a ratazana já havia “viajado” meio mundo, chegando por fim a América do Norte. Atualmente, este roedor é encontrado em todo mundo, exceto nas ilhas oceânicas desertas e isoladas.

Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito da cauda. Além de nadarem bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar. Além de ter dado origem a outros tipos de roedores, como o Topolino.

Podendo viver de 2 a 4 anos e hábitos noturnos e diferente do topolino, possui uma personalidade agressiva e desconfiada,mas em cativeiro pode vir a se tornar dócil, porém, deve se ter cuidado ao pega-lo, pois é um animal extremamente territorialista.

Atinge a maturidade sexual entre 60 a 90 dias e em uma gestação ( que pode durar de 21 a 24 dias) pode dar até 12 filhotes, tendo cerca de 8 a 12 ninhadas por ano.

É um animal que vive em colônia, desde que não sejam grandes. Tem olhos e orelhas pequenas em relação à cabeça e a cauda.

Diferente do Topolino, o Mecol precisa de mais espaço para se sentir feliz. O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas.

Filhotes - Juliana Trevesan

Pode-se também optar por um aquário, de até uns 300 litros. Pode-se criar uma pequena colônia, de até quatro ratos. Também não esqueça da rodinha (bem grande e fechada, de plástico, para que ele não quebre o rabo), comedouro e bebedouro.

Os ratos também são onívoros, como o topolino. Ambos têm hábitos alimentares bastante parecidos.

Mas lembre-se de nunca juntar roedores de raças diferentes num mesmo espaço (exemplo: mecol com topolino). Crie colônias com roedores da mesma família (tirando hamsters sírios).

Atualmente, este animal vem ganhando mais simpatizantes, que provam que eles sim são limpos amáveis e podem ser um excelente bicho de estimação, acabando assim, com o preconceito que há sobre a imagem do rato e com o seu destino “cruel”, que é de servir como cobaia em laboratórios. 
Por Natalinha Vieira.

  _ Topo

____________________________________________________

 

Dicas e Cuidados

  • Caso queira comprar um rato, pode-se adquirir um em pet shop ou diretamente com um criador;
  • Ao comprar o rato, repare se o mesmo não tem nenhum machucado, se o pêlo está com aspecto saudável, os olhos brilhantes e o rabo limpo sem sinal de diarréia. Dê preferência a comprar um filhote;
  • Geralmente o rato vive em colônia, podendo-se ter mais de um numa gaiola sem problemas;
Terracan (a frente) e Ornikua (na rodinha) - Juliana Trevesan
  • Nunca coloque dois machos numa mesma gaiola, pois eles irão brigar pelo mesmo espaço, podendo haver a morte de um dos animais. Opte por duas fêmeas ou um casal;
  • Além de grãos e ração, pode-se dar ao seu roedor legumes, verduras (menos alface) e frutas. Caso queiram saber quais vegetais e frutas podem dar, dê uma lida sobre a alimentação do hamster, que por ser também um roedor, seu paladar é parecido;
  • Caso sua fêmea esteja grávida, é importante oferecer bastante água, comida e papel para ela fazer ninho para aquecer os filhotes. Quando os filhotes nascerem, lembre-se de não tocar nos filhotes pelo menos por 15 dias até que nasçam os pêlos e também não limpe a gaiola durante este período. Lembre-se, que depois de dar a luz, reforce a alimentação da fêmea com um pouco de pão embebido em leite e carne cozida sem tempero para que não haja canibalismo e a mãe chegue a “comer” seus filhotes;
  • Se seu rato por acaso fique doente, procure por um veterinário de animais exóticos. Caso não ache um, leve em um veterinário “comum”, mas ligue para o profissional antes e pergunte se ele pode atender seu roedor;

Por Natalinha Vieira.

  _ Topo

____________________________________________________

 

  New Page 2

:: Antes de Adotar ::

:: Você tem um pet? ::

Antes de adotar ou comprar qualquer animal, clique para ver nossas dicas. Desejamos boa sorte!

Se quiser, pode enviar fotos dele ou textos pra nós. Participe!     Regras

:: Publicidade ::

Anunciando no PetsBR, você ajuda o site a se manter com informações. Clique para saber +

:: Alguma dúvida ou comentário? ::

  • Especifique o tipo de animal e a dúvida. A equipe ou algum outro usuário tentará ajudá-lo(a).
  • Se é questão de saúde, por favor, leve seu pet ao médico veterinário o mais rápido possível, sem perder tempo aguardando respostas aqui ou em qualquer outro site. Boa sorte.
  • Para falar conosco, utilize o formulário de contato.

 

  +  Para ser nosso colunista, verifique as regras de envio e cadastre-se clicando aqui.                        TOPO ^

free web counter
web counter

 

Publicidade

Pousada Ponto de Equilíbrio

Livros

Yorkshire

 

Como Fazer seu Cachorro Feliz

 

Os Contos de Beedle, o Bardo

Da mesma autora de Harry Potter, um dos livros mais esperados do ano!

 

  Melhor visualizado em 1024x768 p