Topo :: PetsBR.com ::
 
 

Esta página foi atualizada, e encontra-se postada no novo site. Por favor, utilize o menu para entrar no site novo, ou clique aqui.

 

Menu

Animais

 

Cães  

- Cães - Dicas
- Raças

Gatos  

- Gatos

Roedores  

- Hamsters
- Ratos
- Porquinho da India
- Chinchilas
- Topolinos
- Gerbils

Répteis  

- Tartarugas 

Peixes  

- Bettas
- Kinguio

Outros  

- Ferrets
- Coelhos 

- - - - - - - - - - - - -

Matérias

 
- Artigos
- Conte sua História

- - - - - - - - - - - - -

Diversão

 
- Gifs para Orkut
- Wallpapers 
- Games 
- Videos 
- Testes

- - - - - - - - - - - - -

Interativo

 
- Concursos
- Participe 
- Fórum

- - - - - - - - - - - - -

Guia

 
- Pet-Shops
- Livros   em breve

- - - - - - - - - - - - -

Nosso Site

 
- Termos de Uso
- Nossos Banners
- Parceiros
- Equipe
- Dicas
- Fale Conosco

- - - - - - - - - - - - -

Tartarugas

Uma breve introdução

http://www.reservaromanetto.com.br

A tartaruga tigre-d'água brasileira (Trachemys dorbigni) é uma tartaruga aquática, onívora. Tem este nome devido às suas listras amareladas e alaranjadas. Se diferencia da tartaruga de ouvido vermelho (ilegal) pela cor atrás dos olhos. Seu habitat estende-se pelos pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim.

O habitat abrange também parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina. A fêmea desova até 9 ovos em média por postura. Destes, eclodem, após 2 a 4 meses, os filhotes com cerca de 3 cm. Quando adultas podem alcançar entre 22 cm (macho) e 26 cm (fêmea). São comuns no Rio Grande do Sul e com freqüência são ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Vivem aproximadamente 30 anos em cativeiro.

Fonte: Wikipedia

  _ Topo

____________________________________________________

Adquirindo

As tartarugas tigre-d'água nacionais são legais. Já as americanas não, por poderem interferir no habitat de outras espécies. Ao adquirir uma, exija o certificado de origem da tartaruga ao lojista com registro no IBAMA. Para ajudá-lo a identificar:

Verifique Legal Ilegal 
Barriga (casco de baixo)

http://www.reservaromanetto.com.br

Parecem listras de tigre

http://www.reservaromanetto.com.br

Parecem marcas de onça

Cor do casco http://www.reservaromanetto.com.br

Colorido, com amarelo, alaranjado e verde.

http://www.reservaromanetto.com.br

Verde musgo, pouco colorido.

Cor da marca atrás dos olhos

http://www.reservaromanetto.com.br

Amarelo alaranjado

http://www.reservaromanetto.com.br

Vermelho

Tartarugas não são muito baratas na manutenção. Além do grande investimento do aquário especial (veja aquário) a ração também costuma ser cara, mesmo se não for utilizar camarão para a alimentação delas. São animais que vivem muito, aproximadamente 30 anos. Não é ético abandonar, já que ela se acostuma a ser criada em cativeiro.

As filhotes são bem mais baratas que as adultas (pelo o menos na época que eu comprei).

Ao adquirir, verifique se o casco não está mole, se os olhos estão saudáveis e que não há nenhuma ferida no espécime. Mas cuidado: alguns mordem forte.

Elas vivem bem sozinhas e em grupo. Se for adquirir mais de uma, pense no investimento do aquário, que terá de ser bem grande, já que elas crescem muito, e relativamente rápido. Identificar o sexo é muito difícil. O melhor é pedir para um veterinário fazê-lo.

Há também a limpeza do aquário porque, mesmo com o filtro, cheira mal depois de um tempo, e o aquecimento da água, além de um local que bata sol.

Se quer adquirir uma, veja os site que eu recomendo por ter registro no IBAMA:

http://www.reservaromanetto.com.br

Seja sempre muito responsável. Se sua tartaruga ficar amuada, triste, quieta e sem fome, leve-a num veterinário o mais rápido possível.

Por Marina Avila.

  _ Topo

____________________________________________________

Aquário (Aquaterrário)   

Um aquário de tartarugas deve ser o maior possível. Eis aqui as dimensões mínimas:

Idade Comprimento Largura Altura Água
Filhote (até 7 cm de comp. - casco) 40cm 20cm 35cm 15 a 20cm
Jovem (de 7 a 15cm) 60cm 35cm 45cm 30 a 35cm
Adulta (de 15 a 23cm) 100cm 50cm 70cm 50 a 60cm
Acima de 25cm 150cm 70cm 75cm 80 a 100cm

Se tiver mais de 3 tartarugas, adicione mais 1/3 de centímetros por tartaruga extra. Não exagere, mantenha umas 5 por aquário.

Clique para ver:

Todos os aquários devem conter:

  • Área para a tartaruga ficar fora da água (uma base);

  • Água limpa até a base;

  • Comida (siga as orientações);

  • Filtro referente à quantidade de água no seu aquário e quantidade de tartarugas;

  • Aquecedor de água (manter entre 28 e 30ºC);

  • Termômetro.

Claro que se pode fazer isso com menos dinheiro. Pode comprar um aquário de peixes e montá-lo sozinho para que se transforme num de tartarugas, ou fazer algum tipo de lago artificial, sempre com o filtro e o aquecedor.

Decoração

Não deve ter objetos pontiagudos no aquário, nem peças pequenas que podem ser engolidas. As tartarugas comem tudo que vêem pela frente. Não há necessidade de pedrinhas no fundo do aquaterrário, mas se quiser, não devem ter pontas e tem de ser relativamente grandes. Areia também não é indicada pois, se for engolida e acumular, só pode ser retirada com cirurgia.

Iluminação 

Como são répteis, tartarugas procuram se esquentar no sol. As filhotes tem de ficar de 3 a 4 horas por dia tomando sol da manhã. Pode-se dividir por exemplo 2 horas de manhã e 2 a tarde. Depois de um ano, devem ficar cerca de 2 horas direto no sol. Se houver algum lugar da sua casa onde bata sol direto, pode manter o aquário lá, certificando-se que há uma área de sombra, e veja se a água não fique muito quente. O sol não pode passar por vidros, que filtram os raios UV, importantes para a tartaruga.

Se não for possível, o melhor é utilizar lâmpadas especiais, como a Vitalite. Apenas as indicadas para répteis devem ser usadas, e ficar acesas durante todo o tempo do sol (de 10 a 14 horas).

Temperatura

Na água, deve ficar entre 28 e 30ºC, e não deve ultrapassar o valor de + ou - 4ºC com a temperatura ambiente. Procure então deixá-las num local onde a temperatura ambiente fique de 25 a 35ºC.

 
Anúncio provido pelo BuscaPé

*Não compre tartarugueiras de plástico (aquelas com uma ilha no meio, baixinhas) eu já perdi 2 tartarugas numa dessas. Encontrei só uma das duas. São baratas (de 10 a 20 reais) e servem para outras coisas, mas não para uma tartaruga viver.

Por Marina Avila.

VEJA AQUI ARTIGOS PARA RÉPTEIS! (nova página)

Sobe

_______________________________________________________

Alimentação

A alimentação das tartarugas tigre d'água pode ser composta por:

  • Ração, que deve ser dada uma vez por dia apenas. Pode ser comprada em lojas de animais, são bastonetes marrons. Contém todos os nutrientes necessários. Apenas compre de marcas conhecidas.

  • Alimentos vivos, que podem variar de minhocas a camarão, mas eu não recomendo.

  • Proteína animal, que pode ser pequenos pedaços de peixe ou carne crus. Não mais que 25% da dieta.

  • Vegetais e legumes - folhas de alface, cenouras, pepino, feijão verde, espinafre. Deve constituir 50% da alimentação do animal.

  • Frutas - melão, banana, maçã etc.

Os filhotes devem ser alimentados na maior parte das vezes por ração. Já os adultos, além de poderem ser alimentos menos vezes (4x por semana), pode e deve-se variar o cardápio entre legumes, verduras, ração, frutas e proteína animal. Se sua tartaruga parar de comer, leve-a ao veterinário imediatamente.

Por Marina Avila.

 

  _ Topo

____________________________________________________

Cuidados e Dicas

Meus agradecimentos à Reserva Romanetto pelos textos abaixo, imagens e boa vontade.

QUANDO O FILHOTE ESTÁ SAUDÁVEL E COMENDO...
 
Recomendamos que dê uma quantidade de ração que seja suficiente para satisfazer ao filhote, ou seja, até que perceba que o filhote parou de comer...e somente uma vez ao dia. Indicamos a Reptomin da Tetra.

É ideal para esta espécie o uso da lâmpada especial para répteis, que substitue a luz solar...vc encontra nas casas de aquários.
 
Elas necessitam secar-se completamente, ao sol ou na luz da lâmpada, em local mais alto, fora da água.
Um filhote saudável alimenta-se bem, então não se preocupe enquanto estiverem comendo

...mais dicas:

Esta espécie é muito frágil quando se trata de diferenças de temperatura, aconselhamos sempre que mantenha o aquário em temperatura entre 29 e 30 graus, e quando trocar a água, que o faça por água da

mesma temperatura...para evitar choque térmico. Faça uso de termostato e aquecedor.

IMPORTANTE: Nunca retire o filhote do aquário para deixá-lo ao sol no chão da varanda...poderá morrer facilmente!

Este animal necessita dos raios solares, mas a maneira mais segura de obtê-los é através da lâmpada especial para répteis.
 Respeite o horário de sol brando, antes das 10:00 e depois da 16:00 hrs.

Caso não tenha a lâmpada, coloque o filhote em uma bacia de bordas altas, com opção de sombra, e no meio da bacia com água, coloque uma pedra ou tronco onde possa subir e secar-se ao sol, completamente.

QUANDO SEU FILHOTE NÃO ACEITA BEM A RAÇÃO:
 
Procure aquecer a água em torno de 29 a 30 graus para que o filhote fique com o metabolismo mais alto, pois aí terá apetite.

Quando a água estiver em boa temperatura por uma hora, procure oferecer alimentos mais apetitosos que a ração, como : Peixe cru, carne moída crua com pouca gordura, frango também cru...pequenos pedacinhos que ela possa abocanhar...movimente a carne em frente á sua cabeça...se estiver saudável e aquecida não resistirá ao alimento....adoram minhocas também, vivas...dê pequenas quantidades, pois assim que perder o cheiro do sangue, elas perdem o interesse e a água poderá ficar suja demais...

Ofereça o alimento somente enquanto houver interesse do animal. Procure não acostumá-los apenas com carne, pois a ração será mais completa...poderá deixar boiando folhas verdes escuras, como espinafre, ou rúcula...(só não ofereça alface, pois terão diarréia). Plantas aquáticas serão bem apreciadas também...elas necessitam da vitamina A das folhas mais escuras...

Quanto ao tamanho do aquário, elas levam cêrca de 5 anos para chegar na fase adulta e aí vão precisar de espaço suficiente para poderem nadar e se virar dentro do aquário...!


QUANDO SUSPEITAR DE FUNGOS:
 
Procure nas patas e cabeça por manchas brancas, com aspecto de algodão: são fungos...que costumam proliferar-se em ambientes que reúnem 3 fatores: umidade, calor e falta de luz.....e matam o filhote .....se for este o caso, faça rapidamente o seguinte tratamento:
 
Vá a uma farmácia de uso humano e compre uma cartela de " Permanganato de Potássio". 
 
O comprimido mancha a pele, então evite contato direto. Não é um tratamento dispendioso:
 
Dilua em 5 litros de água 1 comprimido e deixe aí o filhote por meia hora, repita isto depois de 48 hrs..
Evite fungos deixando uma fresta aberta na tampa do aquário, sempre.
 
De preferência utilize um fungicida na água, seguindo instruções do vendedor.
 
 
Boa sorte com seu filhote!
 

QUANTO AO SEXO:
 
Não será possivel identificar o sexo até que estejam com aproximadamente 15 cm...aí poderá comparar seu filhote com a fêmea adulta que está na contracapa do nosso folder ou em nosso site: www.reservaromanetto.com.br
A fêmea quando adulta é maior que o macho, mais colorida.
O macho é mais escuro, com manchas esbranquiçadas no casco, sem muitas das manchas laranjas que tinha antes...a cabeça é bem escura.

Quando alguém quiser doar um animal á fazenda:
 
Olá! Pedimos que faça uma declaração de doação deste animal para esta fazenda, anexe o Certificado de Origem e a nota fiscal que recebeu da loja e envie para nós via transportadora, várias empresas de ônibus fazem este serviço....mande para o endereço abaixo...
 
A caixa pode ser bem fechada, dentro desta vc poderá colocar uma caixa menor, forrada com tecido, jornal ou espuma e com furos pequenos...ela aguentará tranquilamente este percurso e a receberemos em Curitiba, de onde virá para a fazenda, em grandes lagoas onde temos todas as matrizes, ao pé da montanha Marumbi. Este animal viverá alí até o final de sua vida, pois somente iremos comercializar seus filhotes.

 
Sinta-se convidado a vir conhecer o criadouro e verificar pessoalmente as excelentes condições de vida destes animais.
 
Favor colocar os documentos do filhote em separado , dentro de um saco plástico, para que não amassem ou sujem.
 
Endereço:   
 
Luiz Romanetto - RESERVA ROMANETTO
 
Rua São Januário, 106
Jardim Botãnico
Curitiba - Paraná
CEP: 80210-300
Fone (41) 3262-6995
 
Nosso fone na fazenda: (41) 3432-4045 ou (41) 9148-1378

QUANDO QUISER CONSTRUIR UMA PISCINA PARA SUA TARTARUGA...

Quando pretender construir um espaço diferenciado para seu filhote, faça-o com bordas altas e paredes muito lisas, pois esta espécie escala facilmente o cimento....não deixe cantos com ângulos fechados, sempre arredondados...pois ela se posiciona com uma pata em cada canto e escala...se houver cantos , procure colocar em cima uma pedra ou madeira, para que quando ela suba, não possa sair por alí.

Dê sempre opção de sombra e local para que tome sol...como seu refúgio é a água, ela vai gostar mais se colocar no meio da água um tronco para que ela suba aí para tomar sol, e quando se sentir ameaçada pulará na água facilmente...

Cuide com a temperatura, se sua cidade for muito fria, não aguentará no inverno, a não ser que possa ter profundidade para se enterrar na lama do fundo da lagoa...

Invente um modo de trocar a água com facilidade, ou filtrá-la, pois o animal estará bebendo da mesma em que se alimenta e defeca...

A água parada, ( sem quedas ) fica mais aquecida ao sol, ela vai preferir...


QUANDO QUISER COMPRAR UMA TARTARUGA DIRETO DA FAZENDA:
 
 Podemos entregar em sua casa... O custo é de $80,00 mais $ 20,00 de frete.

Cada filhote mede cerca de 5 cm e tem em torno de 2 meses.

Acompanha cada animal um Certificado de Origem, um folder explicativo e a nota fiscal.

Caso seja de seu interesse, faça o depósito na conta abaixo mencionada e nos envie um fax do comprovante, no número:

(41) 3432-4045, e na semana subsequente estará recebendo seu filhote. Favor enviar um e-mail ou fax com seus dados pessoais, como:

Nome completo, endereço, CEP, fone, CPF e RG, para preenchimento da nota fiscal e do certificado.

Poderá depositar alguns centavos a mais para facilitar que encontremos seu depósito...( exemplo: $ 100,02)

Nossa safra termina agora em Abril e voltamos a vender a partir de Outubro.

Caixa Econômica Federal
Agência: 0378
Operação: 013
C/C : 28295-0

Em nome de : Denise da Rocha Frey Romanetto.

Em breve colocaremos em nosso site a comercialização de jabutis.

Atenciosamente, RESERVA ROMANETTO

 

 

 

 

 

 

 

 

  _ Topo

____________________________________________________

 

  New Page 2

:: Antes de Adotar ::

:: Você tem um pet? ::

Antes de adotar ou comprar qualquer animal, clique para ver nossas dicas. Desejamos boa sorte!

Se quiser, pode enviar fotos dele ou textos pra nós. Participe!     Regras

:: Publicidade ::

Anunciando no PetsBR, você ajuda o site a se manter com informações. Clique para saber +

:: Alguma dúvida ou comentário? ::

  • Especifique o tipo de animal e a dúvida. A equipe ou algum outro usuário tentará ajudá-lo(a).
  • Se é questão de saúde, por favor, leve seu pet ao médico veterinário o mais rápido possível, sem perder tempo aguardando respostas aqui ou em qualquer outro site. Boa sorte.
  • Para falar conosco, utilize o formulário de contato.

 

  +  Para ser nosso colunista, verifique as regras de envio e cadastre-se clicando aqui.                        TOPO ^

free web counter
web counter

 

Publicidade

Pousada Ponto de Equilíbrio

Livros

Yorkshire

 

Como Fazer seu Cachorro Feliz

 

Os Contos de Beedle, o Bardo

Da mesma autora de Harry Potter, um dos livros mais esperados do ano!

 

  Melhor visualizado em 1024x768 p