Topo :: PetsBR.com ::
 
 

Esta página foi atualizada, e encontra-se postada no novo site. Por favor, utilize o menu para entrar no site novo, ou clique aqui.

 

Menu

Animais

 

Cães  

- Cães - Dicas
- Raças

Gatos  

- Gatos

Roedores  

- Hamsters
- Ratos
- Porquinho da India
- Chinchilas
- Topolinos
- Gerbils

Répteis  

- Tartarugas 

Peixes  

- Bettas
- Kinguio

Outros  

- Ferrets
- Coelhos 

- - - - - - - - - - - - -

Matérias

 
- Artigos
- Conte sua História

- - - - - - - - - - - - -

Diversão

 
- Gifs para Orkut
- Wallpapers 
- Games 
- Videos 
- Testes

- - - - - - - - - - - - -

Interativo

 
- Concursos
- Participe 
- Fórum

- - - - - - - - - - - - -

Guia

 
- Pet-Shops
- Livros   em breve

- - - - - - - - - - - - -

Nosso Site

 
- Termos de Uso
- Nossos Banners
- Parceiros
- Equipe
- Dicas
- Fale Conosco

- - - - - - - - - - - - -

  Autor da Foto

Artigos PetsBr.com

Foto: law_keven

   

 

Artigo

Antes de Adotar ou Comprar

 

Por Marina Avila

 

A adoção ou compra de um animal é muito séria.

Envolve cuidados, tempo, disposição, espaço e dinheiro. Muito dinheiro, conforme o caso.

É comum um animal ficar doente e ter de ser tratado por um médico veterinário. O custo pode ser acima de R$ 200,00, dependendo do caso, então é necessário, antes de tudo, saber: Está disposto a levar seu animal no médico veterinário urgentemente caso ele precise?

Imagem de: susieq3c

A resposta tem de ser sim. É além de um ato de amor, uma obrigação. Afinal, o animal sempre estará lá para o dono, e precisa que o dono faça por ele o que ele não pode fazer sozinho. O animal sente dor, frio, fome e medo. Há doenças, inclusive, que podem matar o animal em questão de poucos dias. Uma delas é transmitida pelo carrapato-estrela. Meus cães já ficaram doentes com ela, mas os levamos imediatamente ao veterinário. Conforme o especialista, mais algumas horas e não havia cura. Isso aperta o coração de uma maneira inexplicável. “Trouxemos a tempo!” dissemos.

Imagem de: evapro

Então, se você ama seu animal e quer vê-lo bem, dinheiro não importa, há veterinários que dividem o valor, pois sabem da situação: leve-o numa clínica com urgência, caso ele esteja com problemas. Animal de estimação: animal pelo o qual estimamos. 

Outra questão importante é o tempo. Quanto tempo terá disponível para seu animal? Lembre-se que, em parte das vezes, você terá seus amigos e família para lhe fazer companhia.

 Seu animal só terá você. Ele precisa do seu carinho e cuidados, tem a vida curta e não pode ficar sofrendo em casa sozinho.A adoção ou compra de um animal não envolve apenas uma vida, mas duas – a do dono, e a do bicho.

Sobre a disposição, qual é a vontade de realmente querer saber sobre o pet antes de comprá-lo? Você sabe tudo sobre ele? Sabe como é sua alimentação, seus hábitos etc? Sabe se aguentará cuidar de um bicho que seja de tal maneira? Hamsters, por exemplo, são extremamente barulhentos durante a noite. Não gritam nem nada, mas aquela rodinha...

E o espaço? Cães grandes precisam de bastante espaço e um quintal com grama (por favor, não os prenda em correntes curtas, isso é muito prejudicial à saúde física e mental do pet que, nervoso, pode atacar estranhos facilmente). Cães pequenos vivem bem em apartamentos médios a grandes, tendo vista externa e um local com sol para deitar-se. Roedores e aves, apesar de barulhentos, vivem bem em apartamentos e casas pequenas, tendo uma boa gaiola. Pra maioria dos gatos, o que importa mesmo é a vizinhança. Há animais que tem necessidades de clima diferentes: A maioria precisa de uma temperatura interna na casa de 18º a 25º, com um local onde aquecer-se, como uma cama ou cobertor. Todos os animais precisam de um local limpo para ficarem, longe de produtos químicos e correntes de ar, tendo boa alimentação (cuidado com restos, há vários alimentos que comemos que pets não podem comer) e carinho. Não mantenha pets diferentes juntos que se conheceram depois de adultos sem o policiamento de alguém, porque se der briga, a coisa pode ficar feia. Nós torcemos para que eles se dêem bem! - Uma dica: caso veja dois cães brigando, nunca entre no meio, nem bata nos animais: isso só os deixará mais nervosos. Pegue uma mangueira de água fria ou qualquer coisa que esguiche água e direcione para o nariz de um cão (o que estiver atacando), por pouco tempo. Sem conseguir respirar, o cão soltará e daí é fácil separar a briga. Tome cuidado para não comprometer a saúde do cachorro, o esguicho é bem pequeno, apenas para assustar o animal. =)

 

Qual é a sua intenção ao querer adotar um pet?

Fazer uma criança feliz? Prefira cães ou gatos, não roedores, aves etc: São animais muito frágeis e mãos de crianças não são firmes – ou são firmes demais. As crianças prometem (eu já prometi à minha mãe) que vão cuidar do novo animalzinho, mas não se pode confiar na palavra, apesar da maioria ser realmente verdadeira. Por via das dúvidas, tenha certeza que os pais da criança concordam, ou se você será o responsável pelo animal. É importante supervisionar os momentos criança + pet, para que um não machuque sem querer o outro.

Companhia? Prefira cães ou gatos. Roedores, répteis e peixes interagem bem menos. Um ferret talvez seja boa companhia, também.

Segurança? Cães, sempre. Ou um crocodilo legalizado, quem sabe? (não, não hehehe) ;)

Para a compra de outros animais, o único motivo de compra é ter um exemplar da espécie mesmo, pois dificilmente conseguirá alguma grande amizade com ele.

 

Animais Exóticos

Conforme o IBAMA:

II - Animal exótico: são aqueles cuja a distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Outras espécies consideradas exóticas são aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas juridicionais e que tenham entrado espontaneamente em Território Brasileiro.

Exemplos: leão, zebra, elefante, urso, ferret, lebre-européia, javali, crocodilo-do-nilo, naja, piton, esquilo-da-mongólia, tartatuga-japonesa, tartaruga-mordedora, tartaruga-tigre-d'água, cacatua, arara-da-patagônia, escorpião-do-Nilo, e outros.” (os em negrito são os mais comuns de compra)

Os animais exóticos (e alguns domésticos e silvestres) precisam de registro no IBAMA, conseguido apenas no ato da compra. Ou seja, não consegue-se registro após a compra sem ele, ou seria fácil contrabandear na lei.

Exija o registro, não compre animais de contrabando. Conforme pesquisa, apenas 1 em cada 10 animais de contrabando sobrevivem até o momento de compra. Sim, com registro no IBAMA é mais caro, mas com certeza a vida e bem-estar dos animais valem muito mais do que isso. Seja não amigo, mas protetor dos pets! =D Veja mais no site do IBAMA e tire suas dúvidas: http://www.ibama.gov.br/

Imagem de: mcgraths

Caso não possa mais manter seu animal exótico, não o solte na natureza – isso também é crime, pois esse animal pode pegar o lugar de outros que já estavam lá, ou pode morrer sem cuidados. Doe para algum zoológico sério, dessa forma seu animal vai continuar sendo bem-tratado. Bem, antes de comprar, tenha certeza que não precisará doá-lo um dia. Ele com certeza vai preferir ficar com você que cuida bem dele, sempre.

 

Cães e gatos. Adotar ou comprar?

É com grande entusiasmo que digo: ADOTAR. Já adotei três cães e agora estou com dois. São a felicidade da casa. É claro que cães comprados também trazem felicidade e são amados, mas cães e gatos de rua precisam tanto do aconchego de sua casa! Se há espaço para um cão ou gato, não vai importar a carinha ou tipo de pêlo dele, vai importar o amor que ele dá pra você. Isso, qualquer cão é capaz de fazer. Prefira salvar uma vida. Prefira dar um lar a quem precisa muito, e implora pelo carinho de sua família. Com certeza, o cão adotado será um bom amigo, um bom companheiro e quem sabe até um bom guarda. ;) “Mas ele já é adulto” – Você não escolhe seus amigos pela idade, né? =D 

Um cão adotado, se for pego na rua, também dará gastos. É necessária toda a vacinação, banho e tosa, uma consulta veterinária e castração. Não se preocupe, cães não engordam com a castação em si. Conforme várias fontes, o cão fica mais lento, perde parte da energia e vontade de sair saltitando por aí, por isso ganha peso, mas se manter seu animalzinho sempre caminhando e saudável, ele manterá o peso atual.

Se mesmo assim preferir comprar, verifique a procedência do animal. Veja os pais e o local de criação, e evite feiras. Feiras são perfeitas para a contaminação em massa de filhotes, você não quer comprar um animal doentinho.

Antes da compra do animal, peça o pedigree dele. Sem pedigree, mesmo que o cão ou gato tenha raça pura, não há possibilidade de venda de filhotes “de raça”, pois não há comprovação. Não se esqueça que alguns filhotes ainda precisam de doses de vacina, então peça a carteirinha de vacinação dele.

Mais um item a se raciocinar é: por que eu teria um animal? Por mim ou por ele? Pense nisso e decida cuidadosamente qual o tipo de pet melhor se encaixa às suas necessidades, e reflita muito antes de comprar ou adotar, pois como foi dito no começo, é um ato muito sério, que envolve muitas responsabilidades.

Nós do PetsBR.com desejamos boa sorte em sua busca pelo animal perfeito, e torcemos para que consiga um grande companheiro! =)

 

Adote um pet!

Quer adotar um cão?

Quer adotar um gato?

Procure via Buscapé

 

Outros locais que doam cães e/ou gatos:

 

  New Page 2

:: Antes de Adotar ::

:: Você tem um pet? ::

Antes de adotar ou comprar qualquer animal, clique para ver nossas dicas. Desejamos boa sorte!

Se quiser, pode enviar fotos dele ou textos pra nós. Participe!     Regras

:: Publicidade ::

Anunciando no PetsBR, você ajuda o site a se manter com informações. Clique para saber +

:: Alguma dúvida ou comentário? ::

  • Especifique o tipo de animal e a dúvida. A equipe ou algum outro usuário tentará ajudá-lo(a).
  • Se é questão de saúde, por favor, leve seu pet ao médico veterinário o mais rápido possível, sem perder tempo aguardando respostas aqui ou em qualquer outro site. Boa sorte.
  • Para falar conosco, utilize o formulário de contato.

 

  +  Para ser nosso colunista, verifique as regras de envio e cadastre-se clicando aqui.                        TOPO ^

free web counter
web counter

 

Publicidade

Pousada Ponto de Equilíbrio

Livros

Yorkshire

 

Como Fazer seu Cachorro Feliz

 

Os Contos de Beedle, o Bardo

Da mesma autora de Harry Potter, um dos livros mais esperados do ano!

 

  Melhor visualizado em 1024x768 p